domingo, 8 de fevereiro de 2026

Brasília, uma Obra de Arte

Visitar Brasília é como admirar uma enorme obra de arte, viva e impactante. Mergulhar nessa cidade fantástica construída no meio do nada nos anos 1960 é uma experiência enriquecedora.

Única cidade moderna com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Única em sua arquitetura e planejamento urbanístico.

Brasília é muito mais do que a Capital, é uma jóia a ser explorada bem no coração do Brasil.



Congresso Nacional

Independentemente do grau de patriotismo ou envolvimento no cenário político nacional, todo brasileiro já viu parte de Brasília no noticiário.  Apesar de bastante "fotogênica", ao vivo a cidade é ainda mais bela.

Os edifícios públicos são cheios de significado e simbolismo, a dinâmica dessa cidade que tem pouquíssimos semáforos e muito planejamento (eles têm outra solução chamada "tesourinhas") é interessante de se observar, tudo com o céu azul impressionante do centro-oeste brasileiro, que rende fotos belíssimas a qualquer hora do dia.

O Lago Paranoá, artificialmente construído, projetado para dar um pouco mais de umidade ao ar seco da região, é a cereja do bolo: sua orla é uma área de lazer muito bem estruturada e encantadora para passeios a dois, à sós ou em família.

Avião, Cruz, Arco e Flecha... as Asas Norte e Sul de Brasília dão o que falar, mas o arquiteto Lucio Costa, autor do projeto da cidade, esclareceu publicamente que a intenção original era o formato de Cruz que, adaptado à topografia local e necessidades práticas, teve um eixo curvado e assim, a revista americana Time a comparou com um avião quando foi inaugurada em 1960. Ele ainda acrescentou que cada um é livre para enxergar o que quiser.

Esse formato icônico foi preenchido com os edifícios monumentais do genial arquiteto carioca Oscar Niemeyer e se tornou um ícone modernista.
 

O Que Fazer em Brasília - Principais Pontos Turísticos


1. Eixo Monumental - é a parte da cidade onde se concentram os principais edifícios administrativos. A área é extensa mas possível de ser percorrida à pé, ou de bicicleta, para melhor apreciar os edifícios. Muitos deles são visitáveis e é interessantíssimo conhecer o interior, o simbolismo da arquitetura e ver de perto onde são tomadas decisões que afetam a cada um de nós, brasileiros residentes.

No Eixo ficam:

  • Esplanada dos Ministérios
  • Biblioteca Nacional
  • Museu Nacional da República
  • Catedral Metropolitana
  • Sequência de Edifícios dos Ministérios
  • Palácio do Itamaraty e Palácio da Justiça
  • Congresso Nacional
  • Praça dos 3 Poderes
  • Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto
Plenário do Senado, o teto é de uma beleza ímpar


Os edifícios visitáveis devem ser agendados previamente e a visita está sujeita à agenda (não pude visitar o Itamaraty e o agendamento para o Palácio do Planalto foi cancelado devido à agenda de atividades, uma pena... mas pude ver a troca da guarda na frente do palácio, um prêmio de consolação!).
O Congresso Nacional vale demais a visita, gratuita e guiada, permite entrada nos plenários do Senado e dos Deputados, e acesso a diversas obras de arte no seu interior.

Palácio do Planalto


O pôr do sol na Praça dos 3 Poderes é lindo e, chegando cedo, dá para garantir um lugar na Casa de Chá - o pão de queijo recheado com requeijão de Pequi é fabuloso!

Palácio da Justiça


Catedral de Brasília - icônica por fora, ainda
mais impactante por dentro!

Biblioteca Nacional e Museu da República



No meio do Eixo está a Torre de Televisão de Brasília, com um mirante acessível (pago) e o Mezanino,  um restaurante incrível com vista para os jardins de Burle Marx. Se couber no seu roteiro e orçamento, recomendo que vá para almoço ou jantar. 

Torre de TV


Na outra ponta do Eixo estão:
  • Memorial dos Povos Indígenas
  • Memorial JK
  • Catedral Militar Rainha da Paz
  • Parque da Cidade Sarah Kubitschek

2. Santuário Dom Bosco - localizada na Asa Sul da cidade, esta Igreja tem um visual único e impactante, com seus enormes vitrais azuis. Portas de bronze levam ao interior quadrado, onde se destacam o altar em mármore rosa e o monumental lustre com vidro de Murano (se você tiver a sorte de vê-lo aceso, por favor me mande uma foto!).  Projeto finalizado em 1970 assinado por Carlos Alberto Naves.

Santuário Dom Bosco - Quem vê de fora essa "caixa" de
 concreto despretensiosa não imagina a atmosfera do seu
interior - daqueles lugares que você entra e fica sem palavras!


3. Lago Paranoá - a "moldura líquida" da nova Capital, como definiu Juscelino Kubitschek na ocasião de sua implantação, hoje é um centro de lazer e bem estar para a população de Brasília. Caminhar na charmosa orla, desfrutar de bares, restaurantes, passeios de barco é o ponto alto também para o turista, e existem opções para todo gosto e bolso.

Indico o passeio de catamarã com a Mar de Brasília, possível de reservar com antecedência, muito didático, seguro e adequado para o público geral. Pela orla é fácil encontrar lanchas para um passeio mais intimista, e catamarã-balada, com música e serviço de bar.

Vista da orla do Lago à noite

O pôr do sol no Lago é imperdível e você pode combinar com jantar. No Pontão Lago Sul são diversas opções de restaurantes, eu indico o Izzy Wine Bar para tomar um bom vinho de frente pro Lago.

Ponte JK avistada do Lago


4. Torre de TV Digital - o mais jovem ponto turístico da cidade completou 10 anos em 2025 e tem 182m de altura. A visitação é permitida de terça à domingo e o mirante permite uma vista 360 da cidade.


Brasília, uma Obra de Arte

Visitar Brasília é como admirar uma enorme obra de arte, viva e impactante. Mergulhar nessa cidade fantástica construída no meio do nada nos...