quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Álbum de Viagem: Turistando em Santiago do Chile

História, enoturismo e contato com a natureza. Santiago do Chile tem tudo isso, e mais a vista inesquecível da Cordilheira dos Andes. Cidade linda, vinho excelente e muitas opções de passeios para todas as estações do ano.


Palácio de la Moneda

Nesta primeira vez em Santiago não fiquei muitos dias pois combinei este destino com Mendoza, na Argentina, e optei por ficar mais tempo por lá. Confira detalhes no meu post sobre a experiência incrível em Mendoza. Mas dois dias foram o suficiente para conhecer um pouco e ficar com vontade de voltar.

Onde Se Hospedar em Santiago do Chile


Costumo preferir me hospedar em regiões mais centrais e estava inclinada a me hospedar em Lastarria, mas uma amiga chilena me persuadiu a ficar em Providencia pois era um período de agitação política e manifestações. O chileno, assim como o porteño (argentino da Capital Buenos Aires) é muito engajado politicamente e as manifestações são frequentes. Não se assuste com os carros da polícia cheios de grades, é um povo pacífico mas o clima pode esquentar nestas ocoasiões. A Plaza Baquedano é o local "oficial" das manifestações populares, então é bom evitar a região.

O bairro preferido dos brasileiros é Providencia, muito seguro, cheio de bares e restaurantes, lojas, shopping e com muitas opções de hotéis ou apartamentos para alugar. É afastado do centro mas acessível de metrô. Fiquei lá, adorei e recomendo.

Bellavista é outra boa opção, entre Providencia e o Centro.

Ao escolher sua hospedagem, tenha em mente o deslocamento. É possível andar tranquilamente de metrô pela cidade e facilita buscar opções próximas à linha do metrô. Se você preferir alugar um carro ficará com mais liberdade para escolher.

O que Fazer em Santiago do Chile

A cidade é repleta de atividades, museus e parques. Pesquise e selecione o que você quer conhecer, organize os locais por proximidade para que seu roteiro tenha uma sequência lógica e lembre-se de verificar dias e horários de funcionamento - é frustrante chegar eufórico para conhecer um lugar e descobrir que justamente naquele dia está fechado! Ao final do Post vou deixar meu roteiro de 1 dia como sugestão.

O centro histórico é um local bem interessante para caminhar e ir descobrindo aos poucos, entre um ponto turístico e outro. Me senti segura caminhando pelas ruas, claro com as precauções gerais de qualquer cidade grande. O metrô é ótimo e seguro.

Cerro San Cristóbal - localizado dentro de um parque, o Cerro (monte, em espanhol) é um ponto alto acessível por teleférico que tem uma vista incrível para a cidade. Com tempo é um local para passar uma manhã, ou uma tarde, visitar o Jardim Japonês, caminhar e curtir a linda vista. O parque tem infra estrutura, lanchonetes, café, banheiro etc. São três estações de teleférico, duas com mirante e o bilhete permite parar para ver os dois mirantes. No ponto mais alto tem também o funicular.


Subindo no teleférico para o primeiro mirante.
Mesmo com tempo nublado o visual é lindo.
Ao fundo o gigante Sky Costanera.

Parque das Esculturas - a céu aberto e à beira do rio, espaço muito bonito para caminhar, para quem se hospeda em Providencia fica no caminho para o Cerro San Cristóbal - a estação de teleférico Oasis.

Sky Costanera - uma das vistas mais lindas de Santiago, especialmente no por do sol. Convém reservar. Nos arredores tem muitas lojas, bares, cafés e restaurantes, em uma das regiões mais seguras da cidade, bom local para caminhar.

Paseo la Villa - em Providência, é um mini shopping a céu aberto com lojinhas, bares e restaurantes, uma graça. 

Paseo de la Villa, em Providencia


Cerro Santa Lucia e Castillo Hidalgo - outro ponto alto na cidade, com ruínas de um castelo. Do outro lado da avenida tem a Feira Artesanal, bom local para comprar lembrancinhas. Este ponto turístico fica no bairro Lastarria, ótimo para uma parada para almoçar ou jantar, pois há muitas opções.

Rua Jose Victorino Lastarria - uma rua charmosa com casario histórico, feirinha de artesanato e arte local.

Plaza de Armas - recomenda-se atenção com pertences pessoais pois é um dos pontos mais movimentados da cidade. Admire ao menos por fora o lindo edifício do Museu Histórico Nacional.

Museu Chileno de Arte Precolombino - prato cheio para quem curte museus e também uma boa alternativa para dias frios, além das peças do acervo o Museu tem uma agenda de mostras e eventos temporários.

Plaza de la Constitución e Palacio de la Moneda - a troca da guarda ocorre em dias alternados, planeje sua visita para não perder. O pessoal do Nós no Chile divulga a agenda e dá dicas bacanas para planejar sua visita.

Barrio Paris Londres - ruas charmosas e fotogênicas em estilo europeu, bom local para parar e tomar um café. Visitei em um domingo e estava bem ermo, foi ótimo para fotografar, apesar do céu nublado. Parei para tomar café e comer uma torta deliciosa no Malavita Café bem pequenininho, despretensioso, ambiente familiar...uma graça, me senti na casa de uma tia. 

Barrio Paris Londres


Londres 38 - edifício histórico de resistência, a calçada homenageia os nomes de mortos e desaparecidos durante o golpe militar, muitos jovens...importante conhecer a história para evitar a reincidência deste tipo de mal.

Passeios nos Arredores de Santiago do Chile

Além dos pontos turísticos da cidade, existem opções de passeios nos arredores de Santiago que complementam a sua viagem. Recomendo contratar serviço de receptivo local e contar com a comodidade e experiência de quem conhece bem a região. Para meus passeios contratei a 321Chile e foi tudo ótimo, atendimento excelente desde o primeiro contato, flexibilidade, equipe nota 10. Visite @321Chile no Instragram para conhecer o portfolio.

Valle Nevado, on top of the world: quase 3 mil metros de altitude

Para quem ama vinhos, visitar uma vinícola chilena é um must. A famosa Concha y Toro fica bem pertinho.

No inverno os passeios para ver neve são os mais procurados. No Valle Nevado a sensação de estar a quase 3mil metros de altitude é única, vale a visita mesmo pra quem não esquia - não é o local mais indicado para aprender a esquiar pela primeira vez, se você quiser esta experiência pesquise antes.

Mais abaixo está Farellones, um Parque de Diversões na neve, diversão pra família toda.

Um pouco mais distante de Santiago, mas ainda possível para um bate e volta está a belíssima estrada Los Caracoles, que leva a Portillo e Laguna del Inca, já quase na fronteira com a Argentina.

Nos meses mais quentes uma boa opção é visitar Viña del Mar e Valparaíso, duas cidades litorâneas charmosas e bem badaladas.

Ao escolher seus passeios tenha em mente a estação do ano, há locais sazonais e no inverno as condições climáticas podem impedir um passeio. Pense em um plano B e seja flexível, lembre-se de que toda experiência é válida quando viajamos, ainda que não seja bem aquilo que a gente planejou.

Na minha ida neste final de inverno em 2023 o clima estava doido, chovia em Santiago (raridade), o passeio a Farellones não rolou porque fechou por falta de neve e plano B, o passeio a Laguna del Inca, teve que ser cancelado devido a uma nevasca. Contar com a segurança e experiência de uma agência bem preparada faz a diferença nestes momentos, fizemos o passeio plano C - Valle Nevado panorâmico - e deu tudo certo, foi inesquecível.

Caso você alugue um carro, não recomendo subir a montanha até Valle Nevado, é preciso uma experiência que o turista não tem, a estrada é sinuosa e se nevar é necessário colocar correntes nos pneus...melhor contar com serviço profissional pra te levar até lá em segurança enquanto você curte a paisagem.

Comer e Beber em Santiago 

Santiago é uma cidade grande e cosmopolita, é fácil encontrar boas opções que agradam a qualquer paladar. Além disso o chileno tem hábitos alimentares parecidos com os nossos. O vinho chileno é ótimo, mas eles têm opções de cervejas locais boas também.

Prepare o bolso pois o custo de alimentação em Santiago é alto em comparação a São Paulo, uma refeição simples não sai por menos de R$ 150 por pessoa (preços de Agosto de 2023). 

Você pode economizar se hospedando em um apartamento, tem várias opções no AirBnB e até mesmo no Booking.com e simplificar o café da manhã ou o jantar comprando algo no mercado.

Este vídeo do canal Nós no Chile mostra algumas boas opções de restaurantes em Providencia e me ajudou a selecionar alguns para conhecer, já que fiquei hospedada nesta região. Saiba que aos domingos muita coisa por ali fecha e eu não pude provar o tradicional sanduíche completo chileno do Fuente Alemana... vou ter que voltar a Santiago para provar!

Recomendo o restaurante Mestizo, na Av. Bicentenário. Fica dentro de um parque e é lindo tanto durante o dia quanto à noite. Meus amigos chilenos me levaram lá pra conhecer, é fantástico.

Em Lastarria recomendo o Le Tacón, Restaurante & Tango Bar para uma refeição rápida acompanhada de uma taça de vinho e o Bar Liguria Lastarria para uma refeição mais refinada em um ambiente lindo.


Roteiro de 1 Dia em Santiago

Museu Parque de las Esculturas - é um museu a céu aberto

Cerro San Cristobal - passeio de teleférico iniciado na Estación Oasis. Me arrependi de ter comprado bilhete de ida e volta, poderia ter descido pelo Funicular e já estaria quase no Centro da Cidade para meu próximo ponto do roteiro. Como voltamos ao ponto de partida, pegamos o metrô até a estação Santa Lucia

Cerro Santa Lucia e Feira de Artesanato - compra de lembrancinhas

Barrio Lastarria - bom local para encontrar bares e restaurantes, parada para almoço no Le Tacón

Plaza de Armas

Plaza Constitución e Palácio de la Moneda - na frente do Palácio ocorre a troca da guarda, fique atento aos dias e horários, no dia da minha visita não teve por isso deixei para a parte da tarde, a troca da guarda ocorre pela manhã, para vê-la é preciso priorizar este ponto turístico no seu roteiro

Barrio Paris Londres - parada para um café com torta no Malavita Café

Volta para o apartamento em Providencia - opcional por do sol no Sky Costanera

Jantar em Providencia


Data da Viagem: Agosto de 2023 

Estação do Ano: Inverno, tempo chuvoso o que é raro em Santiago, nevascas na região das montanhas

Temperatura: de -2 a 12 C 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enoturismo em SP: Espírito Santo do Pinhal

Ao mesmo tempo em que o brasileiro está tomando mais gosto por vinhos, o vinho nacional anda ganhando qualidade e espaço. Espírito Santo do ...