domingo, 14 de outubro de 2018

Organizando direitinho todo mundo viaja!


Os amigos me perguntam como eu consigo fazer regularmente um passeio ou viagem bacana sem gastar uma fortuna e a verdade é que é bem fácil, basta ter organização e objetivos bem definidos.

Traçar metas e objetivos vale para tudo na vida, inclusive para se divertir. Um passeio ou uma viagem sempre começa na nossa imaginação, e vai se tornando real pouco a pouco, conforme vamos planejando.

Planejar a viagem é bem divertido, mas um pouco trabalhoso, então o ideal é começar com antecedência para curtir cada detalhe com calma, sem atropelo.


Imagem Pixabay

Organizando uma Viagem desde o Começo

O primeiro passo é pensar nos destinos que você gostaria de conhecer e organizar uma lista de prioridades.

O segundo é estabelecer se você precisa de uma agência de viagens:
    • Comunicação é fundamental, então identificar quais idiomas você fala e quais idiomas são falados no local é essencial
    • Culturas muito diferentes também podem ser mais complicadas para se aventurar sozinho
    • Necessidades especiais, restrições alimentares e de locomoção, estado de saúde também são fatores que você precisa considerar antes de se aventurar pelo mundo sem o respaldo de guias especializados e o suporte de uma agência de viagens
    • Avalie o seu grau de autonomia e empreendedorismo e seja sincero, não é difícil organizar uma viagem mas nem todo mundo tem paciência suficiente

Planejamento Passo a Passo

Comece pela prioridade #1 para concentrar esforços no destino que você mais deseja visitar.

Anote tudo no formato que você preferir: tabela no computador, caderninho... você certamente vai achar muita informação útil para rever depois. 

Descubra quanto tempo você precisa para conhecer o destino e qual o investimento necessário.
Sugiro o seguinte roteiro de pesquisa para isso:
  1. Localize no Google Maps o país, cidade ou atração escolhida
  2. Como chegar, quais as opções existentes
  3. Tempo de viagem
  4. O que fazer 
  5. Onde ficar
Destinos turísticos costumam ter sites oficiais de turismo com muita informação concentrada no mesmo local, é uma boa forma de achar as respostas sem perder muito tempo. Faça buscas como “Parque Nacional Serra da Capivara” ou ”Eslovênia site oficial turismo” assim em português mesmo muitas vezes funciona. Analise o domínio e escolha o site oficial.

Interaja com viajantes nas redes sociais, blogs e sites, faça perguntas, viajantes costumam ser simpáticos e generosos dividindo informação!

Melhor Época para Visitar

Isso vai determinar a melhor data para você visitar o destino e também influencia nos custos para locais que são sazonais ou melhores em alta temporada. Lembre-se que alta temporada também significa lugares mais cheios de turistas e preços maiores de hospedagem, transporte e até alimentação.

Como Chegar

De carro: 
Procure custos de pedágio e calcule a gasolina que vai gastar.

De ônibus ou de avião: 
Pesquise preços de passagens em sites especializados ou oficiais (veja o post dicas para buscar e escolher passagens aéreas internacionais.)   

Se você tem flexibilidade de datas, vale a pena fazer várias buscas diferentes pois a variação de custos pode ser grande. Atenção para os custos reais: alguns sites colocam bem grande o preço da passagem e pequenininho o custo de taxas e impostos, procure pelo custo total e formas de pagamento disponíveis.

Onde Ficar

Pesquise as opções de hospedagem existentes e faixas de preço. Vale a mesma dica de passagens, fique atento para os custos de taxas e impostos, some tudo.
Cuidado ao buscar hotéis apenas pelo preço, ficar distante dos pontos que você irá visitar aumenta o tempo e o custo de transporte, observe a localização do hotel em relação aos pontos que você quer visitar.

O Que Fazer

Pesquise atrações e passeios e levante os custos com ingresso, transporte e guias.
O Trip Advisor é um bom aliado para explorar as atrações de uma cidade e contratar passeios guiados, eu uso muito e também faço perguntas para as pessoas que avaliam as atrações turísticas.
Anote os dias e horários de funcionamento, custo da entrada, como chegar.

Alimentação

Gastronomia também é cultura, pesquise a cozinha local para saber o que e onde experimentar.
Estimar custos de alimentação é um pouco difícil, na dúvida calcule o valor que você gastaria diariamente com a sua alimentação na sua cidade mesmo e converta para a moeda local, para servir de base. Lembre-se de contar todas as refeições, veja se o hotel ou pousada escolhido oferece café da manhã incluso na diária.

Custos Extras

Inclua no seu cálculo custos como:
  • Taxi, ônibus, trem ou metrô para ir e voltar do aeroporto, tanto na origem quanto no destino - para descobrir o custo no destino geralmente eu mando um email para o hotel onde vou me hospedar, eles sabem informar.
  • Gorgetas - mensageiros e camareiras de hotel e alguns outros tipos de serviço costumam ter salários mais baixos porque é praxe o visitante dar gorgeta. 
  • Compras - se você calcular e souber direitinho o custo da sua viagem, terá uma noção melhor de quanto poderá gastar em compras, evitando surpresas quando receber a fatura do cartão!
Compile a informação toda... et voilà você já sabe QUANDO, QUANTO, ONDE.

Elabore um Roteiro em 3 Passos

1. Pegue todas as anotações das atrações que você quer visitar e localize-as no mapa, a ideia é agrupar as atrações e passeios por proximidade

2. Divida o mapa pelo número de dias que você tem disponível, assim em cada dia você poderá explorar uma área

3. Revise os horários e dias de abertura de cada atração para definir por onde começar

Dicas:
  • Fique atento a previsão do tempo e tenha um plano B para os passeios ao ar livre, assim se chover você já sabe as alternativas possíveis
  • Seja realista na quantidade de atrações por dia, para não virar correria ou pior, deixar de ver justamente o que você mais queria
  • Lembre-se de contar com o tempo de deslocamento ida e volta e o tempo de pausa para refeições
  • Seja flexível, nem sempre o dia sai conforme o previsto, especialmente quando você viaja acompanhado
  • Envolva os acompanhantes da sua viagem na elaboração do roteiro para que todos saiam satisfeitos, as expectativas de cada um podem ser bem diferentes
Tudo pronto, agora é só arrumar as malas e partir para uma nova aventura!
Antes de arrumar a mala leia algumas dicas neste post.


Gostou desta dica? Tem experiências para contar? Comente aqui em baixo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enoturismo em SP: Espírito Santo do Pinhal

Ao mesmo tempo em que o brasileiro está tomando mais gosto por vinhos, o vinho nacional anda ganhando qualidade e espaço. Espírito Santo do ...