domingo, 17 de outubro de 2021

Álbum de Viagem: Turistando em Lagoinha - CE

Dizem que os encontros de última hora sempre são aqueles que dão mais certo - e parece que essa máxima também vale para viagens!

Tive uma semana de férias confirmada com pouco mais de um mês de antecedência e, de última hora,  consegui concretizar uma viagem que nem era bem um plano e sim um desejo de rever minha grande amiga Edna, que se mudou este ano pro paraíso...

De mais última hora ainda uma outra grande amiga, a Ingrid, decidiu me acompanhar e conseguimos os mesmos vôos para ela - bom... exceto o último trecho, nos confundimos e fomos separadas na conexão, às pressas, cada uma com passagem para um aeroporto diferente na mesma cidade. Pelo menos foi emoção do início ao fim!

Rapidamente foi se desenhando essa viagem especial que eu estava precisando depois de meses de stress no trabalho, preocupações e tristezas recentes. Estar em um lugar tão lindo com amigas queridas renovou a minha alma!

Vista do Cristo, em Lagoinha - CE

Beleza arrasadora e selvagem, quilômetros de praia deserta, dunas e lagoas: bem-vindo ao paraíso tropical chamado Lagoinha!

Aqui é verão o ano inteiro e o vento constante refresca as altas temperaturas, durante o dia e à noite. Esse vento é transformado em energia e faz de Lagoinha um local ideal para a prática de kitesurf.

Pontos Turísticos e Passeios

Além de relaxar na praia e praticar ou aprender kitesurf a região tem vários pontos turísticos próximos para passear. 

Sugiro contratar o serviço receptivo local, fora de temporada e feriados não é necessário reservar com antecedência, o pessoal oferece os serviços ao turista na praia e no mirante.

Para quem curte caminhar é possível ir por uma trilha até a Praia de Capim Açú, são quilômetros de praia deserta e um visual selvagem deslumbrante.


Lagoa dos Jegues


Lagoa dos Jegues - a poucos metros do mar, é nela que o pessoal aprende kitesurf antes de cair no mar.  A lagoa é linda e tranquila e tem esse nome porque há jegues selvagens que vivem ali. O acesso é pela praia, de buggy, passando por dunas e pelo mirante do Cristo. Ali o ponto de parada é o restaurante do Agnaldo.

Lagoa das Almécegas - é uma lagoa maior e vizinha à Lagoa dos Jegues, ótima para um banho refrescante de água doce. Tem vários restaurantes e as já clássicas redes na água para relaxar.

Guajiru - um pouco mais distante, esta praia também é incrível. No meio do caminho está o Rio Trairí e existe uma balsa manual, super pitoresca, para atravessar o buggy. É um vilarejo de pescadores mas com estrutura, restaurantes, lojinhas etc e o famoso Guajiru Kite Center, o GKC, com serviço excelente, canudo de inox nas bebidas e uma cocada cremosa deliciosa.

Kite presente até na decoração do drink no GKC

Travessia na balsa


Mais adiante de Guajiru está a Praia de Flecheiras - ela tem esse nome **spoiler alert** pois do alto de uma pedra hoje conhecida como Pedra das Índias, as mulheres da tribo pitiguara avistavam seus companheiros enquanto pescavam e os protegiam com suas flechas.


A 2 passos do paraíso... como chegar lá?

O Aeroporto mais próximo é o de Fortaleza, de lá é possível arranjar um transfer - sempre aconselho pedir indicação deste serviço para amigos que já foram ou para o hotel/pousada onde você vai se hospedar.

Lagoinha está a cerca de 1h30 de Fortaleza, com boa estrada de acesso, a CE-085, asfaltada, bem sinalizada e com alguns postos policiais pelo caminho.

Nós alugamos um carro para termos autonomia, demos uma parada em Fortaleza para conferir o cartão postal Praia da Iracema - aquela dos verdes mares bravios do José de Alencar - e de quebra visitar o Theatro José de Alencar, que eu descobri sem querer e fiquei com vontade de ver, é uma beleza, valeu a pena.

O lindo Theatro José de Alencar, inaugurado em 1910 e em excelente estado de conservação

Por fora uma fachada neoclássica, por dentro um belo exemplar de arquitetura art nouveau, os vitrais são belíssimos e toda a escadaria de acesso e gradios em ferro trabalhado com primor


Locomoção em Lagoinha

Se você se hospedar à beira mar ou for um tipo mais atlético não precisará de carro para se movimentar. A cidade é bem pequena tudo é perto, os passeios pela região podem ser feitos de buggy ou 4x4 com guias locais, há bastante oferta do serviço e recomendo a segurança de uma pessoa que conhece o local - fora a simpatia e as informações que eles podem acrescentar.

O centrinho da cidade fica mais alto do que a orla e o acesso pode ser feito por uma escadaria ou por uma ladeira, na descida todo santo ajuda, já na subida... dá pra encarar fazendo pausas para admirar a paisagem, mas também é cômodo ter o carro à mão.

A orla tem estacionamento mas é pequena, em finais de semana, feriados e alta temporada pode ser difícil conseguir uma vaga nos horários de pico.

Estrutura

Apesar de bem pequena, a cidade oferece conforto, hotéis, pousadas e restaurantes para todo tipo de orçamento. Os restaurantes da orla têm serviço de praia top com mesas, cadeiras, ombrellone, espreguiçadeiras. Toilettes só no interior dos restaurantes, mas basta atravessar a rua.

Há mercadinhos, farmácia, sorveteria, artesanato, enfim, tudo o que o turista precisa.

O que comer?

Peixes e frutos do mar são frescos, locais e bem baratos para o turista Paulista - também dá pra beber muuuuita água de coco, custa só R$3 !

Sirigado é um peixe local bem saboroso, vale a pena experimentar.

Água de coco na praia R$ 3,00

No restaurante Lagero, o prato Surpresa do Lagero é sensacional e serve bem duas pessoas com lagosta, camarão, frutos do mar, frutas e acompanhamento de batata assada & arroz com brócolis por $140 (preços de Outubro 2021). Há boas opções de frango, carne e pizza também. O restaurante Lagero tem 3 unidades, uma à beira mar no Vivamar Hotel, uma no centro e também um Grill.

No Lagoinha Kite Point, restaurante na orla com barraca de praia, encontrei opções bem saudáveis, saladas deliciosas, açaí, peixe grelhado, além de petiscos variados. Tomei uma batida de coco incrível nessa barraca, servida dentro do coco, arrasou.

Antes de apresentar o Dudé, preciso esclarecer a definição de Barraca de Praia para o Cearense - simplicidade é só no nome, porque essas barracas têm uma infraestrutura incrível.

A Dudé fica na pontinha da praia, lá no finzinho da rua da orla e é super gracinha, pitoresca, vale a visita. Local privilegiado, algumas mesas têm rede, atendimento nota 10.

Seguindo a recomendação da Edna, que já é local, no último dia tomamos café da manhã no Hotel Platô, com uma vista espetacular e aquele buffezão que Paulista ama!

Existem muitas outras opções que não tivemos tempo de conhecer, seja um bom turista e varie os restaurantes e barracas, assim todo mundo sai ganhando.


Com que roupa eu vou?

No Ceará é verão o ano inteiro, mas caso você não saiba lá também é a capital do vento - por isso você verá na paisagem as Eólicas, "moinhos" de vento que produzem energia (o nome correto é aerogeradores).

Embora os termômetros indiquem 22 - 37 graus, o vento garante o frescor e, acredite, ao meio dia dá até pra sentir um friozinho ao sair molhado do mar!

Entao você que é friorento, lembre-se do que vovó dizia e leve um casaquinho.


Onde se hospedar?

Existem opções para todo estilo e orçamento, hotéis, pousadas e está em construção um Hard Rock Hotel.

Em breve haverá uma nova opção de pousada, que eu indicarei em um novo post!


Já fez este passeio?

Gostou do post? Comente!

2 comentários:

Enoturismo em SP: Espírito Santo do Pinhal

Ao mesmo tempo em que o brasileiro está tomando mais gosto por vinhos, o vinho nacional anda ganhando qualidade e espaço. Espírito Santo do ...