Turistando em São Paulo


O que eu mais gosto no Brasil é a capacidade de acolher, valorizar e até incorporar a cultura dos tantos imigrantes que recebemos com carinho. 

São Paulo é o reflexo disso: no seu ritmo alucinado acolhe migrantes e imigrantes e, sem muita cerimônia, incorpora a riqueza dessas culturas no seu dia a dia. A cidade é tão grande e tão diversa que nem mesmo quem nasce e cresce por aqui conhece todas as sua faces.

É comum o paulistano querer escapar para uma paisagem menos urbana sempre que aparece uma oportunidade, mas há muito o que descobrir por aqui, mesmo em um fim de semana comum.

Aventure-se e desfrute o que essa gigante tem de melhor para oferecer: diversidade!

TURISTANDO PELO CENTRO - PASSEIO DE UM DIA



Vista de cima do Viaduto do Chá
Apesar da grande quantidade de moradores de rua, calçadas desgastadas e um pouco de sujeira, o centro da cidade está sendo revitalizado e hoje é uma ótima opção de passeio. A polícia está presente em vários pontos, mas é sempre bom estar atento ao movimento ao seu redor na hora de sacar o celular para fazer aquela selfie.

Há lugares para sentar e tomar um café, um chopp, petiscar, ir ao banheiro. Pode-se ver grupos,  turistas estrangeiros e famílias circulando e às vezes tem até posto móvel de informações turísticas. 

O modo mais prático para chegar é de metrô e eu recomendo descer na estação São Bento, saindo para o Largo de São Bento.

PARA ADMIRAR

Há muitos prédios interessantes para ver e apreciar estilos arquitetônicos variados, abaixo listo alguns dos meus favoritos.

Banco de São Paulo - magnífico exemplar do estilo art déco, construção dos anos 1930. Praça Antonio Prado, 9. 


Edifício Martinelli - infelizmente o terraço permanece fechado para visitação. 
R. São Bento, 405. Ao fundo o Edifício Altino Arantes. 

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - em frente ao Pateo do Collegio.

Rua João Brícola, 59 - já foi o endereço do Banco Itaú e também do Banco Mercantil de SP


Palácio da Justiça - projeto de Ramos de Azevedo construído nos anos 1930. Praça da Sé.


Sites interessantes para visitar antes do seu passeio:


PARA VISITAR




Pateo do Collegio 


Primeira construção da cidade, fundada em 1554, hoje abriga réplica da capela. É possível visitar a capela e parte das instalações gratuitamente. 
A visita ao pequeno museu e cripta é paga ( R$ 8,00 inteira em Setembro de 2018). 

Bom local para parar e tomar um café.

https://www.pateodocollegio.com.br/


Casa da Imagem 


Lindo casarão com afrescos, na época de sua construção foi a casa número 1 da cidade, hoje abriga um interssante acervo de imagens históricas. Entrada gratuita. Localizada ao lado do Pateo do Collegio, na R. Roberto Simonsen, 136

http://www.capital.sp.gov.br/cidadao/cultura/museu-da-cidade-de-sao-paulo/casa-da-imagem





Solar da Marquesa de Santos 

Ao lado da Casa da Imagem fica a antiga residência da famosa amante de Dom Pedro I. O palacete data do século XVIII e é uma preciosidade em si pela arquitetura e preservação, com um pequeno acervo de objetos domésticos e também abriga exposições temporárias. 

Entrada gratuita.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/pontos-turisticos/solar-da-marquesa/


Catedral da Sé 

Uma das primeiras igrejas construídas em São Paulo, o edifício inicial data de 1591 e passou por algumas etapas de construção até chegar ao lindo exemplar de arquitetura neogótica que se vê hoje, considerado um dos principais monumentos do estilo no mundo.
As dimensões impressionam: 6m de largura, 111m de comprimento, torres de 92m de altura e a cúpula com 65m. A Catedral é a maior do Estado, com capacidade para 8 mil pessoas.

Seu interior é decorado pela beleza dos vitrais, ricos entalhes de madeira e um órgão de tubo italiano grandioso.

Abaixo do Altar Mor existe uma cripta que abriga restos mortais de figuras históricas, como o Cacique Tibiriçá, um dos primeiros índios catequizados pelos jesuítas.

https://www.catedraldase.org.br/




Caixa Cultural 


Interessante espaço cutlural mantido pela Caixe Econônica Federal, abriga exposições temporárias e tem um museu com móveis e máquinas antigas que vale a pena visitar.

Entrada gratuita.

Praça da Sé, 111

http://www.caixacultural.com.br/SitePages/unidade-home.aspx?uid=9






Saiba Mais

Conheça um pouco da história do "Prédio das Moedas" no site São Paulo Antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enoturismo em SP: Espírito Santo do Pinhal

Ao mesmo tempo em que o brasileiro está tomando mais gosto por vinhos, o vinho nacional anda ganhando qualidade e espaço. Espírito Santo do ...