sábado, 7 de outubro de 2023

Buenos Aires o Destino Internacional Queridinho dos Brasileiros

Não é à toa que Buenos Aires é um dos destinos preferidos dos brasileiros: cultura, gastronomia, música, compras, passeios... tudo isso bem pertinho do Brasil! Destino incrível para uma viagem curta ou para combinar com outras cidades e ideal para viagem a dois, a sós, em família ou com amigos.


Letreiro na Avenida 9 de Julio



Mi Buenos Aires Querido

A Capital da linda Argentina encanta os brasileiros há muito tempo e agora está realmente bem em conta ir pra lá, com o incentivo do governo argentino para o uso do cartão de crédito - a conversão do câmbio é calculada com uma média entre câmbio oficial (super baixo e desfavorável) e o câmbio paralelo. A operadora do cartão estorna a diferença depois de realizada a cobrança.

Fui duas vezes este ano e realmente o desconto compensa, quase não usei Pesos Argentinos pra nada, só comprinhas pequenas na rua, um ou outro taxi que não aceitou Dólares ou Reais.

Essa é a dica: use seu cartão de crédito internacional para tudo o que puder, inclusive o hotel, porque além deste benefício do câmbio, o turista não precisa pagar o IVA, que é o ISS argentino e são salgados 21% sobre o valor total. Vale mais a pena do que os cartões de débito de contas digitais.

Leve um pouco de Reais ou Dólares Americanos e troque lá nas casas de câmbio conforme sentir necessidade, assim você também economiza se livrando do IOF, que incidirá se você trocar o dinheiro no Brasil. Em geral o comércio aceita Dólares e Reais, tem lojas que até colocam preço em Real na vitrine.

Onde Ficar em Buenos Aires?

Centro, Puerto Madero, Palermo Soho, Palermo Hollywood ou Recoleta? São os principais bairros e a escolha vai depender do seu objetivo. Já fiquei no Centro e na Recoleta, nunca achei vantajoso ficar em Puerto Madero, mas cada um sabe suas preferências, não é mesmo? 

  • Centro - para quem gosta de ter tudo à mão e ao alcance de uma caminhada, tem hotéis para todo bolso
  • Puerto Madero - para quem não abre mão de um hotel 5 estrelas, não espere encontrar opções baratas de hospedagem na região
  • Palermo Soho e Hollywood - para quem quer estar perto da vida noturna, tem muitas opções de hotéis, hotéis boutique e até hostel
  • Recoleta - para ficar em um lugar lindo e ainda próximo ao centro, não é uma região barata, mas dá pra encontrar hotéis com bom custo benefício

No centro, recomendo o NH Collection Buenos Aires Jousten esse hotel é uma jóia.

Quartos totalmente reformados em um prédio histórico muito bem localizado, perto de tudo à pé e perto das linhas de metrô. Café da manhã sensacional, fazia tempo que eu não via um buffet tão bonito e variado! Além disso o pessoal é super simpático e solícito, aliás os argentinos são muito hospitaleiros em geral e tratam o turista brasileiro muito bem.

O Que Fazer em Buenos Aires? Roteiro para 3 dias


Para uma primeira viagem a Buenos Aires indico pelo menos 1 dia utilizando o Ônibus turístico hop on hop off - aquele que você compra o bilhete para 1 ou mais dias e vai percorrendo a cidade no seu tempo, é maravilhoso.

É possível circular por toda a cidade à pé com segurança - claro, com as precauções gerais de qualquer cidade grande. O metrô funciona bem e também é bastante seguro mas não fique dando mole com celular na mão. Para andar de ônibus é preciso comprar primeiro o bilhete em um Kiosco - lojinhas de conveniência espalhadas pela cidade.

O roteiro sugerido agrupa pontos turísticos por região, para evitar gastar muito tempo em deslocamentos.

Dica: pesquise os locais com antecedência para decidir em quais você quer gastar mais tempo e também saber horários e dias de funcionamento. É horrível chegar eufórico para conhecer um ponto turístico e descobrir que justamente naquele dia está fechado!

As icônicas casas coloridas do Caminito


Dia 1 - Centro e Puerto Madero

Obelisco na Av. 9 de Julio - observe a avenida mais larga do mundo, com suas 12 pistas (isso mesmo!) e faça uma selfie no letreiro BA. Se o vento ajudar, a bandeira argentina dará as caras na sua foto (na minha não deu!).

Teatro Colón - ao lado tem a bonita Plaza Lavalle e importantes edifícios do governo. 

Palazzo Barolo, na Av. de Mayo, é possível fazer a visita guiada, bem interessante, ou apenas entrar e xeretar no andar térreo. Curiosidade: ele já foi o prédio mais alto de Buenos Aires e em Montevidéu, no Uruguai, há um edifício quase gêmeo, desenhado pelo mesmo arquiteto, propositalmente bem similar.

Plaza del Congreso - logo atrás do Congresso está a Confitería del Molino, um edifício histórico recentemente restaurado, na esquina das Avenidas Callao e Rivadavia, você reconhecerá um moinho na fachada do edifício.

Avenida de Mayo - siga em direção a Puerto Madero, cruzando a 9 de Julio está o espetacular Café Tortoni.

Na Av. Rivadavia, atrás do Tortoni, está o Museu do Tango, para quem quiser conhecer um pouco mais da história dessa música emblemática.

Plaza 25 de Mayo, Catedral Metropolitana e Casa Rosada - o palácio do governo argentino. Aos sábados, domingos e feriados é possível fazer uma visita guiada gratuita, mas só admirar o lindo edifício do lado de fora já vale a pena.

Siga até Puerto Madero e escolha um restaurante para almoçar e descansar, são muitas opções.

Puente de la Mujer - icônica ponte pênsil, à noite fica toda iluminada.

Museu Fragata Presidente Sarmiento - um navio do Século XIX ancorado ali no porto e transformado em museu, a visita é rápida mas interessante. Se você preferir pode apenas admirá-lo de fora.

Circule pelo Porto e atravesse alguma ponte para conhecer o outro lado.

Puerto Madero também é uma ótima pedida para encerrar o dia, a vida noturna é agitada por ali.

Museu Fragata Presidente Sarmiento



Dia 2 - Recoleta e Palermo


Livraria El Ateneo Grand Splendid - um antigo teatro transformado em livraria. No palco há um café.

Cemitério da Recoleta, a menos que você ache muito mórbido passear por cemitérios, este passeio vale a pena para visitar o túmulo da heroína argentina Evita Perón.

Passe no El Sanjuanino - Posadas, 1515 - para provar uma excelente empanada e ter energia para seguir caminhando.

Feira de Artesanato, Centro Cultural Recoleta e Plaza Francia bem em frente ao cemitério, uma área verde para caminhar e comprar lembrancinhas.

Passando pelo Museu Nacional de Belas Artes - uma boa pedida para dias chuvosos - caminhe até a Floralis Genérica. A flor metálica gigante costumava abrir durante o dia e fechar à noite, mas agora é estática, o que não diminui sua beleza.

Floralis Genérica

Poupe sua disposição tome um táxi ou ônibus até o Jardín Japonés. Ele fica em um complexo de parques e praças muito interessantes para uma boa caminhada em meio à natureza. O Rosedal, no Parque 3 de Febrero, vale a visita e é possível andar naqueles pedalinhos grandes no lago. O Ecoparque e o Jardín Botanico estão ali também.

Siga para Palermo, o bairro ideal para encontrar bares, restaurantes e também outlets para fazer compras.

Jardín Japonés


Dia 3 - San Telmo*, La Bombonera e Caminito

*San Telmo é um bairro onde ocorre uma feirinha de artesanato aos domingos, reserve um domingo para visitar e não perder nada.

Estatua de Mafalda - Rua Defensa esquina com Rua Chile, seguindo mais adiante na Rua Chile há outros personagens de tirinhas argentinas no chamado Paseo de la Historieta.

Casa Mínima - a casa mais estreita de Buenos Aires, com apenas 2,5m de largura, na Rua San Lorenzo quase esquina com a Rua Defensa.

Mercado de San Telmo - o prédio data de 1897 e lá dentro tem de tudo, brinquedos antigos, temperos, alimentos. Também tem uma praça de alimentação com parillas e bares, vale a visita e tomar um aperitivo antes de almoçar. Recomendo o restaurante La Brigada, logo ao lado.

Feira de Artesanato - nas proximidades da Plazoleta Dorrego há muitas barraquinas de artesanato. Na Pracinha concentram-se as barraquinhas de antiguidades.

La Boca é o bairro que abrida o Boca Juniors e La Bombonera, parada obrigatória para fãs de futebol.

Mais adiante um pouco está o Caminito, icônico conjunto de casas populares coloridas, com muitas lojas de souvenirs, bares e restaurantes. Um local para fotografar e comprar lembrancinhas.

Mercado de San Telmo

Mercado de San Telmo


Comer & Beber em Buenos Aires

Buenos Aires é o lugar perfeito para degustar o excelente vinho argentino, a cidade é repleta de wine bars charmosos. Prefira o Malbec, a uva emblemática argentina, e se puder prove um Catena Zapata, esta vinícola foi premiada internacionalmente como a melhor vinícola do mundo em 2023 e seus vinhos são realmente diferenciados. 

A carne argentina é famosa e você pode encontrar Parillas por toda a cidade para experimentar o Bife de Chorizo - segundo meu marido carnívoro a melhor carne que ele já comeu na vida, e nem fomos a um restaurante famoso ou premiado, como o Don Julio, em Palermo. 

O argentino também adora milanesas, vale a pena experimentar.

Don Julio - este queridinho não faz reservas e muita gente acaba desistindo, uma amiga me deu a dica de que basta chegar cedo por ali que dá pra conseguir mesa com tranquilidade. Na próxima viagem eu vou arrisar!

Igualmente famosa e imperdível é a empanada, na Recoleta experimente uma no El Sanjuanino.

Em San Telmo almoce no pitoresco restaurante La Brigada, um ambiente único, bom serviço e comida deliciosa a preços justos. Mas não deixe de pelo menos beliscar alguma coisa na área de alimentação do Mercado de San Telmo, que é bem ao lado.

Se você for vegetariano, como eu, não se desespere, Buenos Aires não tem só carne e os restaurantes em geral costumam ter boas opções vegetarianas. Ao pedir uma salada não se espante em não receber sal, pimenta, azeite e vinagre na mesa - por lá eles têm o costume de temperar pra você, perguntando o que adicionar.


Café, Doces & Mais...

Experimente a medialuna (é como eles chamam o croissant), o churros, é diferente do nosso e acompanhado do incrível dulce de leche argentino. Há muitos cafés pela cidade, alguns históricos que são em si um ponto turístico. inclua uma paradinha neles:

Confiteria Ideal, é um lugar cheio de charme e história. Servem lanches e pratos rápidos, doces incríveis e lindos, daqueles para postar no intagram e dar água na boca dos amigos.

Café Tortoni, uma parada obrigatória. Servem lanches, pratos rápidos, indico a torna de maçã acompanhada com Cidra, um espumante de maçã também especilidade argentina.

Confiteria del Molino - também localizada em edifício histórico e recentemente restaurado - tenho fotos dele abandonado, da minha primeira visita a Buenos Aires em 2010!

Confitaria Ideal - por dentro é ainda mais bonita

Speakeasy - Bares Secretos de Buenos Aires

Está na moda por lá bares secretos, muitas vezes temáticos. Conheça alguns neste Blog que é minha referência para viagens a Buenos Aires: mibuenosairesquerido.com 

Em março deste ano visitei o J.W Bradley, inspirado no Orient Express, a decoração é uma graça e os drinks são ótimos. Fica na Godoy Cruz, 1875 em Palermo.  

Tango em Buenos Aires

O tango é parte da identidade argentina e eu recomendo que você assista a um show, mesmo se você não conhecer muito a música, é bem bacana e emocionante. Há diversas formas de assistir a um show de Tango: 

  • Apresentações de rua no Caminito
  • Café Tortoni - clima intimista
  • Teatro Carlos Gardel - Tango show com jantar, bem tradicional
  • Puerto Madero - Tango show com jantar em casas de espetáculo modernas

Vinho Argentino e Licor de Doce de Leite

É permitido trazer 12 litros de bebidas alcóolicas na mala, o que equivale a 16 garrafas de 750ml de vinho. Mas cuidado com o limite de peso da bagagem despachada.

Acomode tudo com cuidado para não quebrar, garrafas soltas eu costumo embrulhar em roupas fofinhas e posicinar no centro da mala, entre roupas e evitando cantos, especialmente superior e inferior, que é onde a mala está mais sujeita a impactos no transporte.

Na bagagem de mão é possível trazer 3-4 garrafas, selecione as de custo mais alto. Dica: deixe em uma sacola separada para tirar da mala antes de entrar no avião. Assim a mala fica mais leve para levantar e acomodar, as garrafas podem ir sob o assento da frente, para evitar riscos de quebra.


Data da Viagem: Abril de 2010, Junho de 2015, Março de 2023

Estação do Ano: Outono, Inverno e Verão 

Temperatura: No Outono bem amena, friozinho "gostoso". No inverno peguei a primeira onda de frio noinício de Junho com temperatura mínima -2 graus. No verçao em 2023 um calor atípico, 42 graus de temperatura máxima








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enoturismo em SP: Espírito Santo do Pinhal

Ao mesmo tempo em que o brasileiro está tomando mais gosto por vinhos, o vinho nacional anda ganhando qualidade e espaço. Espírito Santo do ...