domingo, 20 de julho de 2025

Lima: um Destino que Merece Entrar na sua Wishlist

História, cultura, diversidade e uma das gastronomias mais famosas do mundo: Peru, um destino que os brasileiros deveriam conhecer mais!

Pôr do Sol em Miraflores

Normalmente quando o brasileiro pensa em viagem, é raro a América do Sul figurar no topo da wishlist, e quando aparece, aí o top three geralmente é Argentina, Chile, Colômbia. Sou brasileira e não sou tão diferente da maioria, apesar de ter o Turismo na veia e uma curiosidade acima do normal. Então o Peru não estava nas minhas prioridades, mas... apareceu uma viagem a trabalho e eu pensei - se vou até o Peru, pelo menos vou  realizar o sonho antigo de ver Machupicchu. 

Uma coisa leva à outra e acabei passando por Cusco e uns dias em Lima. Grata surpresa, gratíssima! Voltei encantada e querendo mais desse país surpreendente.

Saiba mais sobre minha experiência em Machupicchu e o roteiro que eu faria hoje, sabendo o que eu sei neste post: Machupicchu, um sonho antigo realizado.


Lima - uma Joia que Merece Estar na sua Wishlist de Viagens

Lima é a capital e porta de entrada para quem viaja do Brasil para o Peru. Cidade interessante, cosmopolita, cheia de atrações e aquele trânsito doido que te faz achar São Paulo organizada (por lá as faixas na rua são uma mera sugestão, os motoristas andam no meio delas ou vão passando de uma pra outra em ritmo alucinado).

O pôr do sol deslumbrante no Oceano Pacífico já justificaria a viagem, mas a cidade tem muito mais a oferecer: orla com parques, shopping aberto, centro histórico de tirar o fôlego, museus, sítio arqueológico dentro da cidade, restaurantes incríveis, arquitetura colonial, vida noturna. Prepare-se para momentos memoráveis.

Onde se Hospedar em Lima

Após breve pesquisa, decidi me hospedar no bairro de Miraflores, um dos preferidos dos turistas pela proximidade da orla e dos principais locais de interesse. Lima é uma cidade extensa, recomendo verificar no mapa os locais que você deseja visitar e a partir daí definir sua hospedagem, sempre considerando que as zonas com maior oferta de hotéis e alojamentos é também a mais próxima dos pontos turísticos. Segundo ponto a considerar é o custo benefício de tempo e transporte, pois ficar em um hotel que é uma pechincha, mas longe de tudo, vai impactar no tempo e custo de deslocamento até os pontos de interesse.

Adorei a experiência em Miraflores e recomendo, seguro para caminhar, bem próximo da orla, do Parque do Amor, do Shopping Larcomar (todo aberto, com uns bares e restaurantes voltados pro pôr do sol cenográfico no mar) e com pontos de bicicleta para alugar, super fácil via app.


O que fazer em Lima

Lima é cheia de coisas interessantes, história, vida noturna.

Se tiver pouco tempo, faça o essencial, se tiver mais tempo invista em outras atrações.

1. Plaza Mayor 

Também chamada de Plaza de Armas, mas diz a lenda que esse título pertence apenas à original, em Sevilha, Espanha, ainda que o termo seja utilizado por muitos países de língua espanhola na América Lartina para suas praças históricas principais.

A praça é espetacular, coloca no bolso a do Chile (que é lindíssima) e vale muito a pena visitar. Marco da fundação da cidade, ela abriga a Catedral, o Palácio do Governo, casarões históricos com suas belas varandas de madeira entalhada que hoje abrigam edifícios do governo e o Museo del Pisco - que não é bem um museu, mas um bar onde você pode parar para um drink.

Logo atrás da Plaza Mayor está a Casa de Aliaga, residência, que ostenta o título de casa mais antiga da América Latina ainda em uso e pertencente a uma mesma família. A construção data do século XVI e desde então a família habita a casa em estilo espanhol com ambientes "afrancesados" conforme a moda da época. Parte do espaço é aberta à visitação guidada e mediante uma taxa paga ali na hora (em dinheiro, esteja preparado). Criculando por essa rica residência é possível imaginar como era a vida das pessoas ali nos últimos 5 séculos!

Vá com tempo para explorar o local, os arredores da praça têm charme, história, bares, restaurantes, museus... não deixe de passar pela Pasaje Santa Rosa, bom local para fotos e para um café, pela linda Biblioteca Histórica do Palácio Municipal e pela Casa de las 13 Puertas.


Plaza Mayor





Casa de Aliaga


2. Sítio Arqueológico Huca Pucllana 

Localizado bem no centro da área urbana da cidade, este local preserva ruínas de uma antiga pirâmide Inca e conta com um restaurante. Infelizmente não consegui visitar mas ficou na lista para uma próxima vez em Lima. Se você gosta de história talvez queira visitar também Pachacámac, um sítio arqueológico um pouco mais distante do centro da cidade. 

3. Museus de Lima 

Quem gosta de história também deve incluir algum dos museus de Lima em seu roteiro: 

1. Museu Larco, um dos prinipais muesus da América Latina, com um vasto acervo de arte pré-colombiana, localizado em um casarão do século XVIII com  lindos jardins. Destaque para a Galeria Erótica, com peças inusitadas.

2. Museu do Ouro e Armas conta séculos de história peruana através de artefatos em ouro e um rico acervo de armas de vários cantos do mundo.

3. MALI - Museu de Arte de Lima - 3 mil anos de história em um acervo diversificado, desde peças do período pré-colombiano até o contemporâneo.

Parque do Amor


4. Parques de Lima

Paque Kennedy - também conhecido como Parque dos Gatos, é um parque aberto no coração da cidade, habitado por gatos, que ali são bem cuidados e recebem o carinho dos turistas.

Parque do Amor - localizado na orla, este parque tem poesias escritas em mosaico e jardins, excelente local para o pôr do sol cenográfico de Lima, lá o sol se põe no oceano.

Parque da Reserva - vale a visita no fim de tarde, para ver o Circuito de Águas, uma série de fontes iluminadas.


"Mansão" para os gatos do Parque Kennedy
doada pela Indonésia

Pôr do Sol no Parque do Amor


5. Bairro Barranco

Neste bairro, vizinho de Miraflores, fica a parte boêmia de Lima, é onde você encontrará muita vida noturna, comida de rua e a famosa Ponte dos Suspiros (faça um desejo, inspire fundo e atravesse a ponte sem respirar, se conseguir diz a lenda que seu desejo será realizado).


Onde Comer em Lima

A gastronomia do Peru não é famosa à toa, em Lima é possível encontrar comida de boa qualidade, saborosa, diversificada e apresentada com excelência com facilidade mesmo em restaurantes mais simples.

Os cardápios costumam ser variados e é fácil encontrar opções que agradem a qualquer paladar. A questão não é então onde, mas o que comer!

Experimente o famoso ceviche, o Ají de Galina (uma espécie de strogonoff de frango com um molho Ají, saboroso e levemente apimentado, típico da culinária peruana), aventure-se na carne de Alpaca, de Cuy (porquinho da Índia) ou aposte na pizza. Para vegetarianos é fácil encontrar boas opções de pratos em praticamente todos os restaurantes.

Para acompanhar, peça uma Chicha Morada, bebida feita à base de milho roxo (sim, roxo!) ou o famoso Pisco, a caipinrinha peruana que também vem na opção sabor maracujá.

O Peru produz bons vinhos, também encontrados facilmente nos restaurantes e nos supermercados.

Para um almoço ou jantar especial, indico o Restaurante Casa Tambo, localizado em um edifício histórico no centro da cidade, local interessantíssimo. É recomendável fazer reserva.

No Shopping Larcomar estão diversos bares e restaurantes ótimos para qualquer horário, mas o happy hour ou jantar terá um pôr do sol de tirar o fôlego. No Tanta você encontra comidas típicas peruanas.

Situado em um pier está o Restaurante Rosa Náutica, com vista para o Pacífico. Necessário fazer reserva antecipadamente.

Restaurante Rosa Náutica



Como se Locomover em Lima

Uber funciona bem por toda a cidade. Na orla é muito fácil alugar bicicletas e o bom e velho taxi também é fácil de encontrar pela cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arrivederci Roma: Meus Lugares Favoritos na Città Eterna

"Per te che mi fai sempre quell'effetto della prima sera" AMOR - Achille Lauro 1. Colosseo  Seu passado pode ter sido sangrent...